Por Devanyse Mendes/ ASPJ-PE

IMG-20170214-WA0015
Foto: Leandro Lima

A reunião teve o objetivo de realizar um estudo de viabilidade da implantação do Programa Pedala Servidor no âmbito do Poder Judiciário.

Mais uma ação conjunta da parceria entre a Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco  e a Engenho PE Produções Culturais possibilitou a reunião da diretoria da ASPJ-PE com o secretariado da Pasta de Turismo do Estado (Empetur). A reunião aconteceu na última terça-feira (14/02), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Durante a ocasião, a Empetur apresentou o funcionamento dos Programas “Pedala PE” e “Pedala Servidor”. A ASPJ-PE tem o interesse de estender o programa para o âmbito do Poder Judiciário.

A reunião contou com a presença do presidente da Associação, Roberto Santos; do vice-presidente, Alexandre Nunes; do secretário de assuntos jurídicos, Jorge Henrique Tavares; do secretário geral, Fausto Negromonte; e do diretor executivo da Engenho PE, Iuri Leite Cordeiro. Representando o secretariado da Empetur estavam: o secretário executivo de turismo, Antônio Limeira; a assessora jurídica, Gabriela Carvalho; a gerente de turismo, Manuela Fay; e o gerente de ciclomobilidade da Empetur, Jason Torres.

O Programa Pedala PE é lei a aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, no âmbito do no planejamento urbano, visa proporcionar uma melhor utilização dos espaços públicos e a mobilidade urbana sustentável; realizar medidas que gerem inclusão social, com o objetivo, inclusive, de reduzir acidentes no trânsito em seu território e diminuir o índice de emissão de poluentes em áreas urbanas; e ampliar o transporte por bicicleta na matriz de deslocamentos urbanos. O Programa Pedala PE atende aos Municípios do Estado, mediante celebração de convênios, que fixarão, inclusive, as contrapartidas dos Municípios.

Já o Pedala Servidor é uma iniciativa oriunda do Programa Pedala PE. A portaria assinada pelos secretários de Turismo, Felipe Carreras, e de Administração, Milton Coelho, estabelece um crédito consignado para pagar a bike em até 72 vezes e folga para o servidor público que pedalar todos os dias do mês para ir ao trabalho. Entre outras ações, o projeto também incentiva o Bike PE, projeto de compartilhamento de bicicletas patrocinado pelo Banco Itaú. O Pedala Servidor foi lançado em 27 de outubro de 2015, no dia do servidor público, como um presente para os servidores pernambucanos.

A diretoria da ASPJ-PE está em fase de estudo para analisar a viabilidade de implantação do Programa Pedala Servidor para os servidores da Justiça pernambucana. Para estes estudos, a Associação conta com a consultoria da Empetur.