O novo Fórum de Jaboatão dos Guararapes foi inaugurado na sexta-feira (17). Com 12.473 m², o prédio fica localizado na BR 101 Sul, km 115, em Prazeres. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, e o corregedor geral da Justiça, desembargador Frederico Neves, estiveram presentes na inauguração, além de outros magistrados, servidores e representantes dos demais poderes.

Esse é o quarto fórum inaugurado na gestão de Jovaldo Nunes no Estado. O presidente destacou a preocupação do Judiciário em dar um bom ambiente de trabalho aos seus servidores e magistrados, mas, principalmente, aos cidadãos que procuram a Justiça.

“De tudo isso, eu tiro uma lição: ninguém faz nada sozinho. Essa é a última obra que entregamos nessa gestão. Entendo que o Judiciário tem o dever de atender bem o seu jurisdicionado e é isso que estamos buscando nos dispondo a dar melhores condições às pessoas. Me sinto feliz e agraciado com essa obra que hoje entregamos ao povo de Jaboatão”, ressaltou Jovaldo Nunes, que complementou: “Tenho orgulho de passar a Presidência às mãos honradas e dignas no desembargador Frederico Neves”.

O atual corregedor e futuro presidente do Tribunal em seu discurso falou dos pilares da Justiça e do papel do Judiciário de proporcionar um bom atendimento aos cidadãos. “A Justiça tem três pilares: a celeridade, pois não há Justiça com morosidade; o combate à corrupção, que deve acontecer dentro e fora do Judiciário; e a adoção de mecanismos que permitam que a demanda reprimida deixe de existir. Acredito que um prédio como esse dá dignidade ao Poder Judiciário e ao cidadão e, por isso, eu estou muito feliz de estar aqui nesse momento”, afirmou Frederico Neves. O futuro presidente também enfatizou que um dos maiores orgulhos de sua carreira judicante é integrar a atual mesa diretora sob a Presidência do desembargador Jovaldo Nunes.

Também foram convidados a participar da inauguração os desembargadores Fausto Freitas, que durante sua gestão adquiriu o terreno onde o fórum foi construído, e o desembargador José Fernandes de Lemos, que deu início à obra. “Me lembro de que nos primórdios de minha administração começarmos a procura por um terreno para o novo Fórum de Jaboatão. Visitamos mais de vinte terrenos e encontramos este já no fim da minha gestão. Agradeço ao desembargador Jovaldo Nunes por este gesto de me convidar para receber essa homenagem”, disse Fausto Freitas. José Fernandes falou das dificuldades para dar início às obras. “Tive que suspender por um tempo o edital de construção para fazer adaptações necessárias do projeto. Hoje, estamos todos de parabéns. E merece um aplauso especial a equipe de engenharia do Tribunal. Acredito que com a entrega desse fórum, o Judiciário resgata uma pequena parcela da dívida com os magistrados, servidores e o seu jurisdicionado”, disse.

A diretora interina do Fórum de Jaboatão, Ane de Sena Lins, falou do sonho em ver o prédio construído. “Esse é um espaço público de uso especial para a prestação jurisdicional. Esta é a casa do povo, que acolherá todos aqueles que buscam resolver os seus problemas”, afirmou.

Também integraram a mesa de honra do evento o decano do Tribunal, desembargador Jones Figueirêdo, o futuro corregedor do TJPE, desembargador Eduardo Paurá, o procurador de Jaboatão, Henrique Leite, representando o prefeito da cidade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, Pedro Henrique Alves, e o promotor Petrúcio Luna.

Construção – O novo fórum abrigará seis Varas Cíveis, três Varas da Fazenda Pública, quatro Varas da Família e Registro Civil, duas Varas do Tribunal do Júri, três Varas Criminais, uma Vara de Sucessões e Registros Públicos, uma Vara da Infância e Juventude, além de uma Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem, a qual contará com sete salas para conciliação. Também possui um estacionamento com 234 vagas no ambiente externo e 35 vagas no setor interno.