Na manhã desta quinta (09), o presidente da ASPJ-PE juntamente com as demais entidades representativas da categoria (Sindjud-PE e Sindojus-PE) se reuniram com o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. A secretária de Imprensa, Fátima Alves, e o secretário Jurídico, Marcos Jair, também estavam presentes. No encontro, ele afirmou que se instalou uma crise institucional entre os Poderes Executivo e o Judiciário. O motivo é a negativa de cumprimento por parte do Executivo em relação ao repasse aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e sancionado pelo governo do Estado para este ano, o que comprometerá a implantação de todos os projetos da Instituição, inclusive a Progressão Funcional.

O desembargador afirmou ainda que não é do seu interesse promover distanciamento entre os poderes, mas é da atribuição de seu cargo defender a independência do Judiciário. Ele ainda ressaltou, que a progressão funcional é prioridade na sua gestão: “ Tenho me esforçado e vou lutar até o fim para implementar esse projeto, quem fala é o também servidor Frederico Neves”.

Já na parte da tarde, centenas de servidores se reuniram em frente ao Fórum do Recife e deliberaram pela implantação da greve e ampliação do calendário de mobilizações. Confira:

Calendário de Mobilizações:

Segunda-feira (13), às 9h – Acompanhamento e Mobilização da votação do Pleno
Terça-feira (14) – Paralisação
Quarta-feira (15) – Assembleia e Paralisação, às 14h , Assembleia no Paula Batista
Quarta-feira (22) – assembleia geral e passeata do Fórum do Recife até ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.