A ASPJ-PE entende que a vida vem em primeiro lugar, por isso apoia a Greve Sanitária dos servidores do judiciário estadual e federal de São Paulo. Após deliberação da categoria, os servidores decidiram não retornar às atividades presenciais, programadas para o dia 27 de julho, e aprovaram a adesão à greve sanitária, em defesa da vida e contra o trabalho presencial, neste momento de pandemia.

De acordo com as entidades sindicais paulistas, a greve sanitária vem sendo um dos instrumentos jurídicos utilizados pelos trabalhadores para resguardar o direito à vida. Os casos da Covid-19 continuam alarmantes no Estado de São Paulo e a retomada das atividades neste momento coloca em risco os servidores e a população em geral.

Dessa forma, os servidores federais e estaduais de São Paulo resolveram exercer o direito constitucional de aderir ao movimento grevista contra a retomada das atividades presenciais e pela prorrogação do teletrabalho.

A Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco defende o direito dos servidores à greve. Através desta nota, a ASPJ-PE reafirma o seu compromisso de apoiar os servidores de São Paulo. O momento ainda requer bastante cuidado e atenção das autoridades. Voltar às atividades presenciais agora é colocar em risco a vida de todos. Retorno ao trabalho presencial só quando for disponibilizado uma vacina ou remédio comprovadamente eficaz!