11.12.2025

No dia (09/12), acompanhamos um momento de grande orgulho para o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) realizou o lançamento de 13 novas obras produzidas por servidores e magistrados do TJPE, durante um encontro especial no Hall Social.
As publicações integram os Cadernos Esmape – Série Teses e Dissertações, que agora contam com ISSN nas versões online e impressa, um marco que amplia a visibilidade, reforça a credibilidade acadêmica e aprimora o rastreio e a circulação desses trabalhos tão relevantes para o cenário jurídico e social.
Foram apresentadas 12 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, abordando temas diversos e essenciais, que vão desde vulnerabilidade jurídica, cidadania digital e educação em prisões até usabilidade tecnológica, meio ambiente, políticas públicas e saúde.
A ASPJ-PE parabeniza todos os autores e autoras por mais esta conquista, reconhece e valoriza a iniciativa da Direção da Escola Judicial pela publicação dos cadernos Esmape. Cada obra representa dedicação, estudo e o compromisso permanente de contribuir para o conhecimento e para o fortalecimento do Judiciário pernambucano.