No dia 06/03, celebra-se a Data Magna de Pernambuco. Mas você sabe que momento histórico foi esse? Vamos explicar para você.

O dia faz uma homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, quando o Estado declarou independência da colônia portuguesa.

O evento escolhido como Data Magna do Estado de Pernambuco, a Revolução Pernambucana de 1817, marca uma virada para a História do Brasil e redefine as condições políticas de uma época, trazendo para o cenário, pela primeira vez, temas como emancipacionismo, abolicionismo e republicanismo.

A Revolução durou 75 dias e durante este período o governo revolucionário emitiu um manifesto, criou uma bandeira, a qual permanece símbolo do Estado de Pernambuco e, organizou as contas sob a liderança de Gervásio Pires. A Revolução de 1817, ou Revolução Pernambucana, foi considerada o primeiro movimento pela Independência do Brasil.

👉Saiba os significado das cores e dos símbolos da bandeira de Pernambuco.

O azul simboliza o céu, o branco representa a paz, e o arco-íris (verde, amarelo, vermelho) a união dos pernambucanos. Já em relação aos símbolos da bandeira, a estrela é o estado no conjunto da federação, a cruz é a fé na justiça e no entendimento e o Sol representa a força e a energia de Pernambuco.