Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas definiram o calendário de realização de assembleias setoriais, no período de 24 a 28 de fevereiro, durante a assembleia geral da categoria, ocorrida na manhã desta quarta-feira (12), para inserir a categoria na campanha salarial 2014.
Na assembleia geral, os servidores escolheram a composição do Grupo de Trabalho de Carreira, formado por Marcus Robson, Luciana Wander de Melo, Paulo Falcão, Malu Gonzaga, Jair Narciso, José Valteno, Zilda Monteiro e Tânia Nádia.
O coordenador Geral do Sindjus/AL, Paulo Falcão, ressalta que a categoria poderá enviar propostas sobre Carreira ao sindicato que está aberto às sugestões através do e-mail do sindicato: [email protected]. O GT de Carreira de Alagoas irá sistematizar as propostas e levará para decisão da categoria em assembleia geral.
Os servidores também referendaram o calendário de mobilização definido pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais e na reunião ampliada da Fenajufe. Para o Judiciário, a categoria fará um dia de paralisação nacional na segunda quinzena de março.
O Sindjus/AL também convidou os servidores para o Seminário “Os impactos da Dívida Pública sobre os Serviços Públicos”, no dia 21 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Sindicato dos Bancários. O objetivo é debater com a categoria a destinação de 42% do orçamento da União, em torno de um trilhão de reais para o pagamento da dívida pública.
A coordenadora Geral do Sindjus/AL, Luciana Wander, informou sobre a reabertura do Cinejus (Cineclube do Sindjus/AL), no dia 14 de março, às 15 horas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com a exibição do filme ‘Além da Liberdade’ e debate sobre Mulher Trabalhadora, Sindicalista e Aposentada.
Também ficou definida a realização do Sindjus/AL itinerante a partir do dia 10 de março. A ideia é visitar os locais de trabalho no interior, colher as demandas e conscientizar a categoria para se envolver na campanha salarial de 2014.
Calendário de assembleia setorial
- 24/02 – Justiça Federal – 16 horas
- 25/02 – TRE/AL – MPT – MPF – 16 horas
- 26/02 – TRT/AL – 10 horas
- 27/02 – Fórum Eleitoral (Cartórios Eleitorais) – 9 horas
Pauta específica do Judiciário Federal e MPU
- reposição das perdas salariais acumuladas desde junho de 2006, com base no acumulado do ICV
- Diesse; – antecipação da 3ª parcela da reposição salarial prevista para janeiro de 2015 para 2014;
- definição de política salarial permanente com respeito à data base;
- aprovação do PL 319/2007, na sua versão original;
- abertura de mesa de negociação para tratar da pauta de reivindicações;
- criação de comissão interdisciplinar paritária entre Fenajufe e tribunais superiores para discutir carreira e condições de trabalho, e não apenas GTs para tratar de carreiras específicas isoladas para tribunais superiores;
- aumento dos valores repassados aos benefícios (saúde, alimentação, creche etc), com extensão desses benefícios a aposentados e pensionistas, além da extensão a todo o Judiciário Federal do fornecimento de remédios para doenças crônicas a aposentados feito pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região;
- pagamento dos passivos devidos aos servidores;
- posição contrária à criação de aumento de CJs e FCs no Judiciário Federal (PLs 5382/13 e 5426/13);
- posição contrária à PEC 59/13, que dispõe sobre a criação do estatuto dos servidores do Poder Judiciário;
- cobrar do Poder Judiciário o cumprimento da previsão constitucional da auditoria da dívida pública;
- lutar pelo reenquadramento dos auxiliares de nível intermediário;
- lutar pela aprovação do Projeto de Lei de isonomia dos chefes de cartório;
- formalização de critérios objetivos para remoção e redistribuição no Judiciário Federal;
- jornada de 6 horas, com pausa.