13082014LewandowskiFotoNelsonJrSCOSTF02Ministra Cármen Lúcia é a nova vice-presidente.

Na sessão plenária desta quarta-feira , 13, o ministro Ricardo Lewandowski foi eleito, por 9 votos a 1, o novo presidente do STF, para o biênio 2014/20. “Comprometo-me desde logo a honrar as tradições mais do que seculares do STF e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça”.

“Estou sinceramente sensibilizado com a confiança em mim depositada. Não é o momento de maiores discursos, momento oportuno chegará. Mas comprometo-me desde logo a honrar as missões mais do que seculares do Supremo Tribunal Federal e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça. Muito obrigado.”

PERFIL
Enrique Ricardo Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de maio de 1948. Casado com Yara de Abreu Lewandowski, tem três filhos: Ricardo, Lívia e Enrique. Foi desembargador do TJ/SP em vaga destinada ao Quinto constitucional. Na seara acadêmica, Lewandowski venceu o concurso para professor titular do Departamento de Direito do Estado da USP e ministra a disciplina de Teoria Geral do Estado. Tomou posse no cargo de ministro do Supremo em 16 de março de 2006, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Carlos Velloso, indicado pelo presidente Lula. Exerceu a presidência do TSE entre 2009 e 2011.

GESTÃO ESTRATÉGICA
O ministro instituiu em seu gabinete uma política de qualidade que garante celeridade na prestação jurisdicional – ele buscou um modo científico de organização, e o resultado foi a implantação do padrão internacional de qualidade ISO 9001. A política permite a apreciação de uma liminar em até 48 horas e segue os critérios de gravidade, urgência e tendência para avaliação da relevância dos processos. Vice-presidência A nova vice-presidente do STF, ministra Cármen Lúcia agradeceu aos ministros por sua eleição e afirmou “prometo ser uma vice mineira: quase invisível”. Cármen Lúcia nasceu em 19 de abril de 1954, em Montes Claros. Formou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da PUC (Turma de 1977). Foi nomeada para a Corte também em 2006, na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Foi a segunda mulher escolhida para o Supremo. Atuando como ministra substituta do TSE, foi empossada como ministra titular em 19 de novembro de 2009. Em 6 de março de 2012 foi nomeada presidente do TSE e substituiu o ministro Lewandowski em 18 de abril.

Fonte: migalhas