O último momento de atividades do Dia dos Aposentados da ASPJ-PE foi realizado nesta quinta-feira (20), na Sede da Associação. Cerca de 50 pessoas participaram das ações. No primeiro dia, os participantes assistiram a uma palestra sobre nutrição. O encerramento contou com um coffee break e uma oficina de artesanato, ministrada pelas professoras Eliana Reis e Maria José Gomes.
Durante a oficina, os participantes aprenderam a fazer flores decorativas, descansos de panela e caixas decoradas. Para a confecção das peças, foi usado material reciclado.
A diretora social, Dalva Reis, e a diretora de comunicação, Fátima Alves, registraram a sua presença no evento. A diretora de patrimônio da Associação, Jafa Pedrosa, também compareceu e reafirmou a importância das atividades artesanais. “É um bom exercício para quem está aposentado, pois serve como hobby, além de exercitar as mãos e a mente. Às vezes o que prejudica o idoso é estar na inatividade”, comentou Jafa.
A artesã Eliana Reis também lembrou sobre os benefícios trazidos pelo artesanato. “Quem pratica este tipo de arte consegue mudanças significativas para o seu bem estar. Fazer trabalhos manuais ajuda a melhorar a concentração; as cores acalmam; os alunos interagem entre si; e existe uma autodescoberta. As pessoas acham que não vão conseguir criar as peças e, quando se dão conta, já estão com o material pronto”, pontuou Eliana.
Francinete de Melo é associada da ASPJ-PE e participou das atividades do Dia do Aposentado da Associação. “Eu atuo com a pastoral da igreja que frequento e realizo muitas atividades. Arrumei um tempinho para vir aqui hoje participar. Gostei bastante e pretendo comparecer mais vezes”, disse Francinete.