O Teletrabalho contribui para a melhoria do programa socioambiental do Tribunal, com redução no consumo de água, esgoto, energia elétrica, papel e outros bens e serviços disponibilizados. Uma das exigências é que os servidores envolvidos aumentem a produtividade em no mínimo 15% em relação aos demais.
“O sistema entende que os servidores que aderem ao Teletrabalho possuem mais tempo e mais conforto, quando comparamos aos que se deslocam até sua unidade. Logo, tais benefícios influenciam diretamente a produção, que será maior e terá mais qualidade”, ressaltou Paulo Roberto Vieira Rocha, juiz titular da VT de Sousa e presidente da Comissão do Teletrabalho.
Eficiência na Administração Pública
Erli Bandeira, servidor da Vara do Trabalho de Sousa, destacou as inúmeras economias que conseguiu realizar após se beneficiar com o sistema, principalmente com tempo e custo de deslocamento. “No momento em que adotei o sistema, economizei o tempo que gastava para me deslocar até o trabalho e o dinheiro que utilizava com combustível e alimentação. E essa economia melhorou a qualidade e a quantidade das minhas atividades. Tenho mais tempo para o trabalho, para a família e para mim”, disse.
O Teletrabalho prioriza o princípio da eficiência na Administração Pública, observada a necessidade de promoção de meios para motivar e comprometer as pessoas com a instituição, especialmente aquelas com habilidades para o auto gerenciamento do tempo e da organização. Sua implantação permite a otimização do trabalho, economizando tempo e custo de deslocamentos dos servidores.